Com educação e comunicação nosso planeta tem salvação

Setembro 22, 2008 às 1:07 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

Gustavo de Matos

De um modo geral, as escolas não educam as pessoas para a comunicação plena, que engloba as dimensões do falar, ouvir e dar feedback. Na realidade, tem faltado até mesmo educar a pensar. Recebemos apenas instruções técnicas, com que, em geral, somos treinados a não pensar, e, portanto, induzidos a simplesmente memorizar e arquivar informações. Privilegia-se o escutar mecânico e não o ouvir orgânico. Não fomos incentivados a refletir sobre a relação de causa e efeito dos fatos que acontecem em nosso bairro, cidade, país, quanto mais, em nosso planeta. Chega a ser raro encontrarmos um ambiente de verdadeiro diálogo nas empresas, nas famílias, nos colégios e nas universidades. É um verdadeiro contra-senso: falta comunicação na Era da Informação e do Conhecimento .

 

A dificuldade de se encontrar solução para os problemas ligados à falta de comunicação está exatamente na falta de uma educação norteada pela cultura do diálogo, pelo ato de refletir em grupo e pensar com espírito de compartilhamento, respeitando as diversidades culturais e ideológicas de cada pessoa ou grupo, para consolidar um ambiente de convivência das diferenças, aliás, esse é o princípio básico da democracia.

 

É essa falta da educação mais básica, traduzida como respeito ao próximo, que gera a falta de feedback, certamente um dos maiores complicadores para o sucesso da comunicação e o estabelecimento de relações duradouras. Na sociedade informacional em que vivemos, somos diariamente bombardeados por notícias dos mais variados teores e objetivos. Porém, nossa capacidade de absorver essa fenomenal quantidade de informação e transformá-la em conhecimento é muito reduzida, devido à falta de debate e discussões sobre os temas abordados. A grande quantidade, somada à rapidez com que as notícias são divulgadas, não facilita a disposição para pensar ou refletir sobre o assunto  tratado.

 

Em 1930, Anísio Teixeira falava sobre a função social e educativa da escola como um ambiente de transmissão de valores e formação de cidadãos responsáveis por si e por todos. Esse brasileiro, um dos pioneiros da Filosofia da Educação, foi buscar no famoso lema  dos Três Mosqueteiros “cada um por todos, todos por um” uma  melhor forma de afirmar que a educação deve conscientizar o ser humano para a perspectiva da interdependência. É uma visão holística e libertadora do caráter comunicativo do ser humano, que só se realiza a partir do diálogo com as pessoas e com o mundo.

 

A tecnologia coloca à nossa disposição informações sobre praticamente tudo o que imaginarmos. Por meio de intranets, e-mails e blogs, podemos conversar virtualmente com pessoas do mundo todo. Porém, nenhuma tecnologia, por mais arrojada que seja, substitui a riqueza do contato humano tête-à-tête, olho no olho.

 

Todas as instituições de ensino, e, de um modo geral,  as áreas que cuidam do desenvolvimento humano nas empresas, deveriam consolidar em suas programações iniciativas voltadas para o aprimoramento da comunicação e do relacionamento humano. De nada adianta a virtuosidade de líderes ou profissionais geniais que não sabem se comunicar ou se relacionar com a diversidade humana. Por isso, mais do que nunca, comunicação e relacionamento humano precisam estar integrados aos programas de ensino e capacitação. Será através da comunicação e da convivência das diversidades que encontraremos as soluções para os graves problemas sociais, ambientais e econômicos que afligem a humanidade.

 

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: