Site corporativo? Não, prefiro estratégia online

Agosto 27, 2008 às 5:00 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

Por Diego Gomes

 

Algum tempo atrás, em uma galáxia distante, ter um site da sua empresa significava interatividade. Era cool, descolado e moderno. Aquele mesmo site que você já viu várias vezes, com seções como Quem somos, O que fazemos e Contato, com um layout bacana, era estar na internet.

As coisas mudaram e hoje isso significa estar obsoleto.

 

A internet se tornou uma enorme rede social e os outros media caminham nesse sentido. Os novos sites corporativos começam a ganhar uma outra cara e outras funcionalidades. Em alguns casos nem é preciso um site, apenas um blog ou um agregador de atividades online já cumpre o papel.

Definir este papel é traçar uma estratégia. E definir sua presença online é algo maior do que apenas ter um site.

 

O modelo de site corporativo que conhecemos tem sérios problemas e as marcas já começam a perceber isso. Um site construído de forma tradicional pode ser ruim em termos de SEO, não oferece ao usuário conteúdo realmente relevante e não privilegia o lado social da web.

 

Assim, o cliente procura sua marca no Google e após visitar o seu site (pode ser que nem visite) e não encontrar muita coisa, acaba encontrando informações de outros clientes e pessoas com perfil similar. Poderá formar uma opinião sobre sua marca baseada em blogs, fóruns, vídeos do Youtube e comunidades do Orkut e não no conteúdo que você (não) oferece.

 

Então, como traçar a estratégia online da marca?

 

Não existe fórmula mágica, mas aqui vão algumas dicas:

 

• Fique atento à sua comunidade, estabeleça uma liderança. Visite os sites que seus usuários visitam e as redes sociais que freqüentam. Conheça a concorrência, a imprensa e blogosfera especializadas. Se você não sabe quem eles são, descubra. Se não existe uma comunidade para seu segmento, pense em criar uma ferramenta para que ela se organize. O Google BlogSearch, o Google Trends e o Orkut podem ser seus melhores amigos nesta tarefa.

 

• Procure quem encontra novos usos para o seu produto. Veja se seu produto ou serviço tem algum uso diferente do que você acha que ele tem. Descubra se seu usuário é realmente quem você achava que ele fosse.

 

• Entenda a dinâmica das redes sociais, veja quem produz conteúdo, quem forma opinião, quem critica, quem elogia. A partir desta análise pode-se tirar estratégias para melhorar a sua estratégia online, seu produto ou serviço.

 

• Esteja atento também às novas mídias online que surgem e ao que é tendência. Entenda como funciona o Twitter, descubra a palavra Mashup, desenvolva sua presença online pensando nas novas plataformas sociais que surgem. Fique atento ao modo como Google Friend Connect e Facebook Connect vão mudar a web, permitindo aos sites tradicionais trazer a rede social para dentro deles.

 

• Seja transparente, ouça o que as pessoas têm a dizer. Quando você tem uma comunidade e admite um erro, as pessoas preferem entender e aceitar erros reconhecidos do que se sentirem enganados. Em alguns casos, a própria comunidade se mobiliza para ajudar a solucionar um problema. Construa uma relação de respeito com seu usuário. Este é um ponto chave para um estratégia eficaz.

São pequenas dicas, mas juntas ajudam a desenvolver sua presença online, que seja uma experiência única para o usuário, bem diferente de ficar com aquele site de 4 abas, tão 1996.

 

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: